Presidente do Senado rompe com Morales e lança candidatura na Bolívia
Andrónico Rodríguez, líder histórico do MAS, se lança na corrida presidencial em meio à cisão entre Evo Morales e Luis Arce. Conhecido por sua forte influência no movimento cocalero, ele já lidera as intenções de voto nas pesquisas.
Andrónico Rodríguez, presidente do Senado boliviano, anunciou sua candidatura presidencial para as eleições gerais de 17 de agosto.
Rodríguez, 36 anos, é o terceiro líder de esquerda na disputa, ao lado do atual presidente Luis Arce e do ex-presidente Evo Morales.
Os três fazem parte do Movimento ao Socialismo (MAS), partido governante, mas a rivalidade entre Arce e Morales fragmentou o grupo.
Em sua declaração na cidade de Oruro, Rodríguez não revelou com qual grupo político competirá. Ele é vice-presidente do sindicato dos produtores de coca, atuando ao lado de Morales.
Duas pesquisas de opinião de março, que não incluíram Morales devido a um impedimento legal, indicaram que Rodríguez lidera as intenções de voto em nível nacional.
Na oposição de direita e centro-direita, há cinco candidatos, destacando-se o empresário Samuel Doria Medina e o ex-presidente Jorge Quiroga.