HOME FEEDBACK

Pressão de Trump sobre Fed amplia preocupações no mercado e leva dólar global ao menor nível em 3 anos

O cenário político americano, com especulações sobre a nomeação antecipada do sucessor de Jerome Powell, pressiona o dólar a níveis não vistos em três anos. A possível interferência de Trump na política monetária do Fed levanta preocupações sobre a independência do banco central.

Dólar atinge menores níveis em três anos, à medida que o mercado especula sobre uma possível redução das taxas de juros nos Estados Unidos.

A discussão em torno da antecipação da nomeação do sucessor de Jerome Powell à frente do Federal Reserve (Fed) e o desejo do presidente Donald Trump por juros mais baixos impactam o câmbio.

O índice DXY, que mede o desempenho do dólar, caiu 0,49%, fixando-se em 97,200 pontos. A taxa da T-note de dois anos também recuou de 3,793% para 3,738%.

A especulação sobre o sucessor de Powell ganhou força após uma reportagem do Wall Street Journal. Nomes como Scott Bessent, Kevin Hassett, Kevin Warsh, David Malpass e Christopher Waller estão sendo cogitados.

Embora Powell tenha um mandato até maio de 2026, Trump criticou frequentemente a sua gestão, atribuindo a ele a culpa pelo alto custo da dívida pública.

Os estrategistas do Berenberg alertam que uma nomeação antecipada poderia aumentar a pressão sobre Powell e influenciar os mercados antes mesmo de um novo presidente do Fed assumir o cargo.

Daragh Maher, do HSBC, argumenta que a ideia de que um anúncio antecipado aceleraria a flexibilização do Fed “não se sustenta”. Ele reforça que a dinâmica da política monetária continuará focada em inflação e emprego máximos.

Daher observa que qualquer erosão da independência do Fed pode aumentar o risco associado à desvalorização do dólar.

Leia mais em valoreconomico