HOME FEEDBACK

Pressionado para pautar anistia, Motta diz ser “hora de equilíbrio”

Hugo Motta pede união entre partidos e destaca a importância da responsabilidade política em momentos críticos. A urgência na votação do projeto de anistia ao PL é central para o diálogo entre os líderes da Câmara.

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, destacou a importância do equilíbrio e do desprendimento político em discurso nesta 3ª feira (1º.abr.2025).

O presidente afirmou que não há espaço para falsos heroísmos e pediu responsabilidade à Casa, no contexto da bancada do PL que sinalizou “obstrução total” até que a urgência do projeto de anistia a condenados do 8 de Janeiro seja pautada.

Motta se reuniu com Sóstenes Cavalcante, líder do PL, para discutir o tema e ressaltou a necessidade de diálogo com outros partidos, priorizando a liberação de emendas.

Ele também mencionou um projeto de lei que permite ao Brasil adotar reciprocidade tarifária no comércio, impulsionado por ações recentes do governo dos EUA.

Este texto foi aprovado no Senado e será votado na 4ª feira (2.abr) na Câmara, segundo Motta.

Motta afirmou que em questões cruciais, o que importa é o povo brasileiro, independentemente de divisões políticas. Ele enfatizou a união em tempos difíceis e a importância do apoio popular.

O PL é o maior interessado no projeto de anistia. A oposição pressiona por pautas desde o início do Ano Legislativo, com 322 deputados já alinhados para apoiar a proposta.

Embora a oposição busque apoio do Solidariedade, seu presidente, Paulinho da Força, não apoiará o texto.

Reportagem por José Luis Costa, sob supervisão de Isadora Albernaz.

Leia mais em poder360