Pressionado por escândalo do INSS, Carlos Lupi deve se reunir com Lula em Brasília
Reunião entre Lula e Lupi ocorre em meio a grave crise no INSS, que investiga fraudes de R$ 6 bilhões. A pressão sobre o ministro aumenta com a solicitação de uma CPI e descontentamento no Congresso.
Reunião decisiva: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, se encontram hoje em Brasília.
A reunião não está na agenda oficial, mas é aguardada devido a um escândalo de fraudes no INSS em investigação pela Polícia Federal.
Detalhes do escândalo: A operação revelou irregularidades que causaram prejuízos superiores a R$ 6 bilhões, segundo a Controladoria Geral da União (CGU).
O escândalo resultou no afastamento de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, indicado por Lupi. Isso gerou descontentamento no Congresso Nacional, onde há pressão por explicações.
Lupi se apresentou em uma comissão na Câmara para esclarecer as denúncias e a oposição protocolou um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com 185 assinaturas, superando as 171 necessárias.
No entanto, o presidente da Câmara, Hugo Motta, informou que 13 CPIs aguardam para serem instaladas, o que pode atrasar a investigação do INSS.
Parlamentares buscam uma alternativa através de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), envolvendo senadores e deputados.
Com informações de Marília Ribeiro