HOME FEEDBACK

Prevalecendo a tarifa, saída é negociar setor por setor, diz ministro

Ministro Renan Filho destaca a importância de negociações setoriais em resposta às novas tarifas dos EUA. Ele ressalta que o governo brasileiro busca um diálogo equilibrado, sem comprometer os princípios constitucionais.

Ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que, se as tarifas dos Estados Unidos forem aplicadas a partir de 1º de agosto, o governo brasileiro irá negociar “setor por setor”.

Renan participou da Expert XP 2025 em São Paulo. Ele destacou que o comércio com os EUA representa 1,4% do PIB e que parte dos produtos poderá ser vendida em outros mercados.

O ministro mencionou as dificuldades de diálogo com a Casa Branca e afirmou: “Queremos negociar, estamos aqui com humildade”.

No entanto, ele reforçou que a exigência do presidente norte-americano, Donald Trump, para encerrar o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, não será discutida.

“Não queremos entregar o que a nossa Constituição defende como caminho equilibrado de um Estado democrático de Direito”, completou Renan Filho.

Leia mais em poder360