HOME FEEDBACK

'Prévia do PIB' do Banco Central inicia 2025 com expansão ao registrar alta de 0,9% em janeiro

Crescimento de 0,9% no IBC-Br em janeiro indica recuperação econômica, mas analistas projetam desaceleração em 2025 devido ao aumento da taxa de juros e incertezas globais. O indicador é visto como uma prévia do PIB, que deve refletir uma expansão menor no próximo ano.

IBC-Br sobe 0,9% em janeiro

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central, registrou uma expansão de 0,9% em janeiro, comparado ao mês anterior, marcando a maior alta desde junho do ano passado.

Ainda segundo o relatório, o indicador teve um aumento de 3,6% em relação a janeiro do ano passado e de 3,8% em doze meses até janeiro de 2025.

Desaceleração projetada para 2025

Embora a economia brasileira tenha crescido 3,4% em 2024, os analistas preveem uma desaceleração este ano, devido ao aumento das taxas de juros para combater a inflação e incertezas no cenário internacional, especialmente com tensões comerciais nos EUA sob a presidência de Donald Trump.

As projeções para 2025 indicam um crescimento de 1,99%, muito abaixo do visto em 2024.

Diferença entre PIB e IBC-Br

O IBC-Br é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), mas seus cálculos incluem estimativas para a agropecuária, indústria e serviços, enquanto o PIB considera a demanda. Ele é usado pelo Banco Central para ajustar a taxa básica de juros.

O diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, ressaltou a necessidade de desacelerar a economia para ajustar a inflação às metas. Atualmente, a Selic está em 13,25% ao ano, com previsão de novo aumento para 14,25% na próxima quarta-feira (19).

Leia mais em globo