HOME FEEDBACK

Prévia do PIB, novas 'vítimas' de Trump e discussões do IOF mexem com a bolsa

Mercados atentos às novas tarifas de Trump e a propostas de aumento do IOF. Indicadores econômicos, como o IBC-Br e dados inflacionários dos EUA, também serão monitorados esta semana.

Semana repleta de indicadores importantes, com destaque para o IBC-Br, que será divulgado hoje (14), e dados inflacionários dos Estados Unidos nos próximos dias.

Tarifaço de Donald Trump é um dos focos do mercado. O presidente anunciou no dia 12 uma tarifa de 30% sobre importações do México e da União Europeia, com início em 1º de agosto.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o bloco tomará todas as medidas necessárias para proteger seus interesses. Trump também alertou que aumentará tarifas caso haja retaliações.

Debate sobre o IOF em Brasília: Proposta do governo para aumentar alíquotas volta à pauta. Uma audiência de conciliação ocorrerá na terça-feira (15), convocada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

No Legislativo, o Congresso instalará uma comissão mista sobre a medida provisória relacionada ao IOF, liderada pelo senador Renan Calheiros e relatoria do deputado Carlos Zarattini.

A Comissão de Relações Exteriores do Senado fará uma audiência pública na terça-feira (15) para discutir as sobretaxas dos EUA sobre produtos brasileiros. Representantes de diversos ministérios e entidades foram convidados.

Agenda econômica: O Banco Central divulga hoje o IBC-Br, com previsão de queda de 0,1% em maio. Além disso, a semana contará com o índice de preços ao consumidor (CPI) e o índice de preços ao produtor (PPI) dos EUA.

Leia mais em valorinveste