Primeira bênção de Leão XIV leva mais fiéis ao Vaticano do que dias do conclave
Leão XIV realiza sua primeira benção dominical e aborda conflitos globais em apelo pela paz. O Papa também faz homenagem às mães em sua mensagem, celebrando o Dia das Mães.
Vaticano atrai 200 mil pessoas neste domingo, 11, superando a lotação dos dias do conclave que elegeu o Papa Leão XIV. A Praça de São Pedro recebeu um forte esquema de segurança, com principais vias interditadas.
Durante a primeira benção dominical, Leão XIV lembrou os horrores da Segunda Guerra Mundial e falou sobre conflitos atuais, seguindo o exemplo do Papa Francisco ao apelar para "nunca mais à guerra".
O Papa expressou seu apoio ao povo ucraniano e clamou por paz, pedindo a liberação de prisioneiros e o retorno das crianças. Também chamou atenção para os acontecimentos na Faixa de Gaza, pedindo um cessar-fogo, e comemorou a trégua entre Índia e Paquistão.
Ao falar sobre o Dia das Mães, Leão XIV abençoou todas as mães, incluindo aquelas "já estão no céu".
Antes da oração do Regina Coeli, o Papa enviou mensagens à comunidade católica, reiterando a importância de acolher os jovens.
Na manhã do domingo, o Papa celebrou uma missa nas Grutas do Vaticano e rezou junto aos túmulos de seus predecessores, incluindo os papas Pio XII e Bento XVI. No dia anterior, ele visitou a sepultura do Papa Francisco, localizada na Basílica Santa Maria Maior.