Primeira-ministra da Itália alerta UE contra "círculo vicioso" de guerra tarifária com Trump
Giorgia Meloni alerta para riscos de inflação e retaliações mútuas entre EUA e Europa. Primeira-ministra pede negociações urgentes para evitar uma guerra comercial prejudicial.
Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, criticou a União Europeia (UE) por suas tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos, alertando sobre o risco de um “ciclo vicioso” que pode aumentar a inflação no bloco.
Em discurso no parlamento italiano, ela afirmou: "Não é sensato cair na tentação das represálias", enfatizando a necessidade de encontrar pontos de convergência para evitar uma w Guerra comercial.
Meloni se reunirá com outros líderes europeus em Bruxelas e pediu à Comissão Europeia que inicie negociações urgentes com o governo americano. Ela alertou que a escalada nas tensões comerciais reduziria o poder de compra dos europeus e poderia forçar o Banco Central Europeu a aumentar as taxas de juros.
Ela destacou que o resultado disso seria inflação e aperto monetário, freando o crescimento econômico. Além disso, Meloni se opôs aos apelos da França e da Alemanha para que a Europa defenda sua própria segurança, insistindo que a segurança do continente depende dos Estados Unidos.
Meloni, a única líder europeia presente na posse de Trump, navega entre a manutenção de boas relações com Washington e o apoio à posição da UE sobre a Rússia como agressora na guerra contra a Ucrânia.