Primeiro foguete orbital da Europa continental cai segundos após ser lançado; veja vídeo
Foguete da start-up alemã Isar Aerospace falha em seu primeiro voo orbital ao cair brevemente após a decolagem. A Andøya Space implementou um "plano de crise", mas não houve danos significativos relatados.
Foguete orbital europeu cai após segundos de voo
No último domingo, 30, o foguete Spectrum, da start-up alemã Isar Aerospace, caiu na base espacial norueguesa de Andøya após uma decolagem problemática.
O lançamento, que ocorreu no Ártico, apresentou oscilações e girou antes de cair, conforme imagens ao vivo. O foguete pousou na água, mas a plataforma de lançamento permanece intacta.
A empresa estatal Andøya Space acionou um "plano de crise", mas não houve relatos de danos humanos ou materiais, segundo a polícia regional.
O Spectrum é um foguete de duas etapas com 28 metros de altura, capaz de transportar uma tonelada em órbita baixa. Assim, sua primeira tentativa não teve carga útil e foi adiada várias vezes devido ao clima.
Daniel Metzler, cofundador da Isar Aerospace, comentou que o teste atendeu a expectativas, apesar da falha: "Tivemos uma decolagem perfeita, voamos por 30 segundos".
O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, destacou a importância do dia para os voos espaciais da Europa.
A Isar Aerospace, fundada em 2018, busca contribuir para o acesso independente da Europa ao espaço, especialmente após tensões com a Rússia e atrasos nos lançadores Ariane 6 e Vega-C.
Em 2023, o Reino Unido também tentou um voo orbital com a Virgin Orbit, que não obteve sucesso e resultou em falência.