Príncipe Harry perde batalha na Justiça contra Reino Unido para manter escolta policial
Príncipe Harry falha em novo recurso judicial para reaver proteção policial, após renunciar ao deveres reais. Juiz afirma que, apesar dos sentimentos de injustiça, argumentos não se sustentam legalmente.
Príncipe Harry perdeu o segundo recurso na disputa judicial contra o Reino Unido para manter a proteção policial oferecida a membros da realeza. A decisão foi anunciada pelo juiz Geoffrey Vos nesta sexta-feira (2).
Harry contesta as mudanças feitas pelo governo britânico após renunciar aos deveres reais, junto com a esposa, Meghan Markle. O juiz afirmou que, embora os argumentos apresentados fossem emocionantes, não tinham força legal.
O príncipe havia comparecido ao Tribunal de Apelação de Londres em abril, e já havia perdido um recurso em primeira instância em 15 de abril. A primeira negativa ocorreu em fevereiro.
Entre os argumentos da defesa de Harry estão:
- Recebimento de ameaças
- Perseguição perigosa por paparazzi
- Pedido de assassinato pela Al-Qaeda
A advogada Shaheed Fatima enfatizou a gravidade da situação, alegando que a falta de garantias à segurança de Harry é um obstáculo para viagens ao Reino Unido.
Harry e sua família se mudaram para os Estados Unidos em 2020, perdendo a proteção policial rotineira. O Ministério do Interior britânico agora indica medidas de segurança caso a caso, conforme a situação.
As audiências foram realizadas a portas fechadas para proteger informações sobre a segurança do príncipe e as ameaças que ele pode enfrentar.