Príncipe saudita lança a Humain, empresa estatal de IA
A nova empresa visa impulsionar a inovação em inteligência artificial no país com um investimento significativo. A Humain será destaque em um importante fórum que reunirá líderes do setor tecnológico mundial.
Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, lançou nesta 2ª feira (12.mai.2025) a Humain, uma empresa estatal de IA (inteligência artificial).
A Humain será responsável por desenvolver tecnologias do setor e aumentar a infraestrutura de data centers no país, com um investimento de US$ 940 bilhões, financiado pelo PIF (Fundo de Investimento Público).
Segundo comunicado, a Humain oferecerá uma gama de serviços, produtos e ferramentas de IA, incluindo data centers de última geração e soluções avançadas de IA.
O anúncio ocorreu um dia antes da participação de CEOs de grandes empresas, como Elon Musk (Tesla), Sam Altman (OpenAI) e Mark Zuckerberg (Meta), em um fórum de investimentos em Riad.
A empresa será discutida no fórum, onde cada CEO possui empreendimentos em IA:
- Zuckerberg com a Meta AI nas plataformas digitais.
- Altman como cofundador do ChatGPT.
- Musk com seu novo projeto, Grok.
O presidente dos EUA, Donald Trump, iniciará uma viagem ao Oriente Médio em 3ª feira (13.mai), incluindo paradas na Arábia Saudita, onde também participará do fórum.