Prioridade é projeto sobre tarifas de Trump, não anistia, diz líder do PT na Câmara
Líder do PT descarta prioridade em votação de anistia e defende foco no projeto de sanções a Trump. Debate sobre o tema pode gerar crise com o STF, avisa Lindbergh Farias.
Líder do PT descarta anistia como prioridade na Câmara
Após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o líder do PT, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que a votação do projeto de anistia, proposto pelo PL, não é prioridade.
Farias destacou que a Câmara precisa focar no projeto aprovado pelo Senado para reagir às tarifas comerciais de Donald Trump. Ele argumentou: "Seria um contrassenso o nosso Parlamento discutir anistia."
O líder do PT alertou que, se o PL obstruir a pauta, arcará com as consequências. Ele enfatizou a falta de clima para votar a anistia e que a oposição quer criar um cenário como fato consumado.
Farias também mencionou que a votação de um requerimento de urgência para a anistia poderia gerar uma crise com o Supremo Tribunal Federal (STF), que está prestes a julgar questões relevantes. "Não temos o direito de atrapalhar uma investigação no Supremo."
O projeto de anistia será discutido na reunião de líderes com o presidente da Câmara marcada para quinta-feira (03/04), onde uma decisão sobre o encaminhamento da proposta deve ser definida.