Prisão de Bolsonaro por ação dos filhos ameaça tirar família da corrida presidencial de 2026
Imprevisibilidade do clã Bolsonaro alimenta incertezas na centro-direita e compromete chances eleitorais para 2026. A atuação dos filhos do ex-presidente gera divisão e desconfiança entre os políticos da oposição.
A prisão antecipada do ex-presidente Jair Bolsonaro, impulsionada por ações de seus filhos, intensificou o desconforto da centro-direita. Isso pode prejudicar as chances da família liderar a oposição nas eleições para o Planalto em 2026.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) já era considerado “tóxico” por suas ações nos EUA, que resultaram nas primeiras medidas cautelares contra seu pai. Agora, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também é visto como responsável por sua perda de credibilidade nas apostas presidenciais.
Um dos fatores que levou à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, segundo o ministro Alexandre de Moraes do STF, foi um discurso postado nas redes do parlamentar. Moraes destacou uma “ação coordenada” dos três filhos – Eduardo, Flávio e Carlos Bolsonaro – que resultou no descumprimento de medidas cautelares, citando Flávio 17 vezes.
Políticos comentaram à coluna que o período de Bolsonaro no poder foi marcado por ações impulsivas, e os filhos enfrentaram críticas intensas. Após algum tempo dando o benefício da dúvida ao clã, a direita perdeu a confiança na moderação e no pragmatismo da família.