Problema nenhum, diz Mauro Vieira sobre foto de Lula com autocratas
Mauro Vieira defende presença de Lula em evento ao lado de autocratas, afirmando que a visita foi institucional e sem constrangimentos. A oposição, liderada por Flávio Bolsonaro, expressa indignação com a participação do presidente nas comemorações em Moscou.
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, declarou que as fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 19 líderes autoritários em Moscou não causam “problema nenhum”.
A presença de Lula no evento foi considerada institucional, representando o Brasil na comemoração da vitória russa na Segunda Guerra Mundial.
Vieira destacou as fortes relações comerciais e diplomáticas com a Rússia, afirmando que o resultado da visita foi “positivo”, sem constrangimentos.
Lula participou das comemorações no dia 9 de maio, ao lado de autocratas, e acompanhou um desfile militar que exibiu equipamentos usados na invasão da Ucrânia.
A primeira-dama Janja Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff (atual presidente do NBD) também estavam presentes.
As fotos geraram incômodo na oposição. O senador Flávio Bolsonaro criticou Lula, chamando sua presença ao lado de autocratas de “inacreditável”.
Flávio é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que também teve relações próximas com autocratas durante seu mandato.
Bolsonaro frequentemente elogiou figuras autoritárias e manteve laços com líderes como Vladimir Putin e Viktor Orbán.