Problema técnico fará IBGE atrasar dado de emprego de julho em 18 dias
A divulgação da Pnad Contínua será adiada para 16 de setembro devido a problemas técnicos identificados no processo de coleta de dados. O IBGE ressaltou que isso não afetará o calendário das próximas pesquisas trimestrais.
IBGEPnad Contínua, que revela a taxa de desocupação no Brasil.
Problemas técnicos adiarão a divulgação de 29 de agosto para 16 de setembro. A informação foi confirmada nesta terça-feira (12) pela Diretoria de Pesquisa do IBGE.
A nota explica que o atraso se deve a ajustes e correções necessárias na transmissão dos dados, afetando o cronograma de coleta de campo.
A coleta de dados envolve visitas a 211 mil domicílios em 3,5 mil municípios, abrangendo informações de pessoas com 14 anos ou mais.
É importante destacar que a Pnad considera desocupados apenas aqueles que procuram ativamente emprego, diferenciando-se do Caged.
O IBGE garantiu que o atraso na Pnad do trimestre encerrado em julho não comprometerá o calendário de futuras pesquisas.
Na próxima sexta-feira (15), será divulgada a Pnad Contínua Trimestral, que apresenta dados sobre trimestres fixos.
A última divulgação, referente ao trimestre encerrado em junho, mostrou uma taxa de desemprego de 5,8%, a menor desde 2012.