HOME FEEDBACK

Problemas de competitividade da Novo Nordisk levam Dinamarca a cortar projeção de crescimento

O novo corte na previsão de crescimento indica preocupações sobre a competitividade da Novo Nordisk e os impactos das tarifas sobre as exportações. A Dinamarca, que já teve um crescimento robusto no ano anterior, enfrenta desafios significativos no cenário econômico global.

A Dinamarca revisou sua previsão de crescimento econômico para 2025 de 3% para 1,4%, devido a perspectivas reduzidas para a gigante farmacêutica Novo Nordisk e tarifas sobre produtos dinamarqueses exportados para os EUA.

O Ministério da Economia do país informou que “a indústria farmacêutica está cada vez mais desafiada pela concorrência” no setor de produtos para perda de peso.

A Dinamarca, com 6 milhões de habitantes, se beneficiou da rápida expansão da Novo Nordisk, que produz o medicamento de perda de peso Wegovy e o tratamento para diabetes Ozempic. No ano passado, seu crescimento foi um dos mais altos da Europa.

A Novo Nordisk, responsável por 20% do crescimento do emprego no país, cortou suas previsões de vendas e lucro operacional pela segunda vez em 2025, enfrentando concorrência da americana Eli Lilly.

A empresa, que emprega cerca de 34 mil pessoas na Dinamarca, já anunciou demissões após ampliar sua força de trabalho nos últimos cinco anos.

As tarifas sobre produtos exportados para os EUA, o maior mercado da Dinamarca, também afetaram o crescimento. Exportações para os EUA caíram significativamente no primeiro semestre de 2025, após um pico no último semestre de 2024.

Leia mais em valoreconomico