Produção industrial da zona do euro cresce mais do que o esperado em janeiro
Crescimento da produção industrial na zona do euro é impulsionado pelo desempenho positivo da Alemanha, apesar de desafios em outras economias. Comparado ao ano anterior, o nível de produção se mantém inalterado, indicando uma leve recuperação em relação ao mês anterior.
A produção industrial da zona do euro teve um crescimento maior que o esperado em janeiro, com dados da Eurostat divulgados nesta quinta-feira (13).
Nos 20 países que usam o euro, a produção industrial cresceu 0,8% em janeiro, superando a expectativa de 0,6%. Este aumento foi impulsionado pela expansão de 2,3% na Alemanha, apesar de quedas na Itália e na Espanha.
Comparando com o mesmo período do ano anterior, a produção ficou inalterada, melhorando em relação a uma queda de 1,5% em dezembro. Contudo, ainda está 3% abaixo dos níveis de 2021.
A atividade industrial na Alemanha está em recessão há dois anos, impactada por altos custos de energia, concorrência da China e crescimento de produtividade fraco.
Economistas acreditam que a indústria alemã atingiu seu ponto mais baixo, com as tarifas dos Estados Unidos sendo a maior ameaça à recuperação.
Por outro lado, houve uma queda acentuada na produção de energia e de bens de consumo em toda a zona do euro. Contudo, a produção de bens de capital e bens intermediários registrou aumento.