Produção manufatureira dos EUA cai 0,4% em abril, pressionada por automóveis e tarifas
Queda na produção manufatureira americana é impulsionada por recuo no setor automobilístico e desafios das tarifas de Trump. Apesar da diminuição mensal, houve um aumento de 1,2% na comparação anual.
A produção manufatureira nos Estados Unidos caiu em abril mais do que o esperado, com um recuo de 0,4%, segundo o Federal Reserve. O resultado veio após um ganho revisado de 0,4% em março.
Economistas projetavam uma queda de 0,2%. Na comparação anual, a produção subiu 1,2%.
A política tarifária de Donald Trump tem sido um obstáculo para a manufatura, que representa 10,2% da economia dos EUA. Embora Trump defenda as tarifas, economistas afirmam que a volta das fábricas é inviável devido aos altos custos.
A produção de veículos e peças caiu 1,9% em abril, enquanto a produção de bens duráveis e não duráveis recuou 0,2% e 0,6%, respectivamente. A produção de mineração recuou 0,3%, apesar de ganhos anteriores.
A produção de serviços públicos, por outro lado, cresceu 3,3%.
Os preços ao produtor também caíram, com um recuo de 0,5% em abril, o maior desde 2009. Este declínio foi impulsionado pela fraca demanda por serviços como viagens aéreas e acomodações.
Economistas esperavam um aumento de 0,2% nos preços, após uma queda anterior de 0,4% em março. No total, os preços ao produtor aumentaram 2,4% nos últimos 12 meses.
A queda no turismo, incentivada por políticas protecionistas e restrições de imigração, afetou negativamente as vendas de passagens aéreas e reservas de hotéis.