Programa do Imposto de Renda 2025 será liberado nesta quinta-feira (13); veja como baixar
Contribuintes já podem baixar o programa para a declaração do Imposto de Renda 2025 e o prazo para entrega começa em março. A Receita Federal também planeja substituir o PGD pelo sistema online "Meu Imposto de Renda" no futuro.
Receita Federal libera PGD do Imposto de Renda 2025 nesta quinta-feira (13). Contribuintes podem baixar o programa e começar a declaração.
Prazos: Entrega vai de 17 de março a 30 de maio. Obrigatoriedade para quem recebeu rendimentos tributáveis a partir de R$ 33.888.
No ano passado, a obrigatoriedade era a partir de R$ 30.639,90.
Métodos de entrega:
- Programa de declaração: 81,4% das declarações em 2024.
- Portal e-CAC: 11,3% utilizou o sistema de nuvem.
Nova funcionalidade: Receita lança versão atualizada do Meu Imposto de Renda (MIR), com foco na eliminação do PGD e uso da senha do portal Gov.br.
Declaração pré-preenchida: disponível a partir de 1º de abril. Dados preenchidos por empresas facilitam a prestação de contas.
Contribuintes podem usar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" em celulares e tablets, disponível na AppStore e PlayStore.
Para iniciar, no programa, selecione Nova Declaração ou opte pela declaração pré-preenchida com conta ouro ou prata no portal Gov.br.