Projeto de lei de stablecoins nos EUA é bloqueado após articulação de democratas
Democratas argumentam que a legislação sobre stablecoins precisa de mais debates e compromissos para garantir proteção ao consumidor. Enquanto isso, a controvérsia envolvendo o presidente Trump e seus empreendimentos em cripto continua a gerar preocupações entre os legisladores.
Senadores democratas bloquearam legislação sobre stablecoins, devido à polêmica envolvendo o presidente Donald Trump e seus empreendimentos em criptomoedas.
O projeto não conseguiu os 60 votos necessários para superar a obstrução, terminando com um placar de 49 a 48.
Democratas como Brian Schatz e Chris Coons afirmaram que a proposta ainda não estava pronta, sem um texto legislativo finalizado.
Os republicanos rejeitaram demandas democratas para incluir uma cláusula que impediria Trump e altos funcionários de lucrar com criptoativos enquanto no cargo.
Há possibilidade de um acordo nas próximas semanas, visto que muitos democratas veem a regulação de stablecoins como essencial.
O senador Mark Warner, que votou contra o projeto, ainda mantém esperanças para futuras negociações.
Se aprovado, o projeto poderia ser um ponto de virada para a indústria de ativos digitais, que tem feito forte lobby por sua aceitação.
Trump tem promovido uma memecoin da qual pode lucrar, especialmente após o lançamento de um concurso que atraiu atenção.
A senadora Elizabeth Warren classificou tais incentivos como claramente corruptos, e seu posicionamento resultou em vitória, já que pediu que o projeto fosse obstruído sem a inclusão da proibição de lucros pessoais.