Projeto piloto leva inglês a escolas públicas em 4 cidades brasileiras
Iniciativa busca ensinar inglês a crianças em escolas públicas, visando igualdade de oportunidades educacionais. Projeto contará com a parceria de editoras britânicas para desenvolver currículo e capacitar professores.
Embaixada do Reino Unido no Brasil e a FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos) anunciaram, em 3 de março de 2025, um projeto piloto para o ensino da língua inglesa no ensino fundamental.
A iniciativa, que se concentrará nos alunos do 1º ao 5º ano em Mogi das Cruzes (SP), Manaus (AM), Abaetetuba (PA) e Sertaneja (PR), visa integrar o inglês nas escolas públicas, onde atualmente não é obrigatório.
O projeto se baseia em três pilares:
- Desenvolvimento de currículo
- Capacitação de professores
- Adoção de materiais didáticos de editoras britânicas
Editora como Cambridge University Press & Assessment, Macmillan Education, Oxford University Press e Pearson contribuirão com recursos para o ensino.
Tony Kay, vice-embaixador do Reino Unido no Brasil, destacou que aprender inglês desde cedo é crucial. Ele reiterou a importância de promover oportunidades iguais de aprendizagem para crianças na educação pública.
Francineti Carvalho, prefeita de Abaetetuba/PA e representante da FNP, enfatizou o potencial do ensino de inglês para reduzir desigualdades, compartilhando sua própria experiência sobre as limitações enfrentadas pela falta de acesso à língua nas escolas públicas.