PT acelera campanha de Lula para desdolarizar o Brics
PT reforça campanha pela desdolarização em meio a tensões com os EUA. Lula destaca a necessidade de discutir alternativas ao dólar nas transações comerciais do Brics.
PT reforça desdolarização no Brics em postagem nas redes sociais neste domingo (13.jul.2025).
A campanha é defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e traz a frase “Desdolarizai-vos! #OBrasiléSoberano” com referência ao vira-lata caramelo, símbolo do Brasil.
O post remete a declarações de Lula na cúpula do Brics em 7 de julho, onde ele questionou a centralidade do dólar: “Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão... isso vai acontecendo aos poucos”.
Essas afirmações se contrapõem às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, que propôs tarifas de 100% sobre países do Brics caso criassem uma moeda comum.
Recentemente, Trump anunciou tarifas de 10% ao bloco, afirmando que o Brics tenta “destruir o dólar” e que ele “vai mantê-lo assim”.
A proposta de uma moeda comum enfrenta resistência, especialmente da Índia, enquanto a Rússia e a ex-presidente Dilma Rousseff apoiam a ideia.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, creditou a Lula a iniciativa de criar sistemas de pagamento alternativos, destacando a prioridade do Brasil na presidência do bloco em 2025.