PT anuncia Edinho Silva como novo presidente nacional da legenda
Edinho Silva assume a presidência do PT e enfrenta desafio de coordenar a campanha de reeleição de Lula em 2026. Votação em Minas Gerais não foi contabilizada, mas vitória de Edinho foi confirmada com mais de 60% dos votos apurados.
Edinho Silva é o novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), confirmado na noite de segunda-feira (7) com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele terá o desafio de coordenar a campanha de reeleição de Lula em 2026.
A apuração completa dos votos do Processo de Eleição Direta (PED), realizado no domingo (6), ainda não foi finalizada. Contudo, o atual presidente da sigla, senador Humberto Costa (PE), anunciou uma vantagem superior a 60% dos votos para Edinho, candidato da tendência majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB).
A direção do PT decidiu divulgar os resultados sem contar os votos de Minas Gerais, devido a uma disputa judicial que adiou a votação no estado, o terceiro maior colégio eleitoral do partido.
Edinho competiu com adversários como Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar. A contagem das cédulas prosseguiu durante a noite e manhã seguintes, computando votos para os diretórios municipais, estaduais e chapas nacionais.
Uma reunião do diretório nacional está marcada para terça-feira (8) para discutir a situação em Minas Gerais.