HOME FEEDBACK

PT e Lula “esticam a corda” e penalizam setor produtivo, diz Lupion

Deputado critica postura do governo Lula em relação às tarifas dos EUA e pede reabertura do Congresso. Ele argumenta que a situação prejudica a economia brasileira e exige uma abordagem diplomática em vez de culpas políticas.

Deputado Pedro Lupion (PP-PR) criticou, nesta 4ª feira (23.jul.2025), a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua base aliada, dizendo que preferem “esticar a corda” e culpar Jair Bolsonaro (PL) pela tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros.

Em publicação no X, Lupion destacou que, em vez disso, Lula deveria buscar soluções diplomáticas para a questão. Segundo ele, a estratégia atual do governo, que se baseia na “soberania” nacional, está causando penalidades ao setor produtivo.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tem se reunido com empresários afetados pelas tarifas, tentando entender os impactos e prorrogar as negociações com os EUA. Ele afirmou que as conversas estão sendo mantidas de forma reservada.

Entretanto, o governo enfrenta dificuldades nas negociações com os EUA, como a falta de um embaixador em Brasília, impactando o canal de comunicação com a Casa Branca.

Lupion pediu o fim do recesso parlamentar para que o Congresso possa reagir rapidamente a decisões judiciais usadas para negociar as tarifas. Ele enfatizou que a escalada diplomática é grave e ameaça a economia e a democracia do Brasil.

Além disso, o deputado afirmou que há um “consórcio” entre Lula e o STF para enfraquecer a soberania do Congresso Nacional.

Leia mais em poder360