PT elege nova executiva com foco na reeleição de Lula e Trump na mira
PT define nova comissão executiva com foco em reeleger Lula e critica Trump como líder fascista. O partido planeja mobilizações para fortalecer sua agenda política e econômica a um ano das eleições.
PT anuncia nova comissão executiva nacional com foco na reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva e na crítica ao governo de Donald Trump.
O diretório nacional, presidido por Edinho Silva, reuniu-se para definir novos nomes e diretrizes. A comissão tem 26 membros, 14 pertencem à corrente CNB e o restante a correntes menores.
Os cinco vice-presidentes são homens, enquanto cinco mulheres ocupam outros cargos principais, embora a composição não atenda plenamente a questão de igualdade de gênero.
A nova resolução do PT critica a política de Trump, descrevendo-a como “imperialista e de extrema-direita”. Edinho afirmou que “Trump se inspira no fascismo” e que a ofensiva contra a soberania nacional vai além das medidas atuais.
O partido planeja uma mobilização para o 7 de Setembro, defendendo a democracia e a soberania. Além disso, propoe um plebiscito popular com pautas econômicas, incluindo:
- Fim da escala 6×1
- Taxação dos super-ricos
- Isenção do Imposto de Renda para ganhos até 5 mil reais
A resolução também critica a possibilidade de anistia para os bolsonaristas envolvidos em eventos de 8 de Janeiro e aborda outros temas como a regulação das plataformas digitais.