PT já articula alianças para eleições de 2026, diz Edinho Silva
PT intensifica negociações para aliança com partidos visando reeleição de Lula em 2026. Diálogo inclui tanto siglas de esquerda quanto centro-direita, ressaltando a importância de estratégias regionais.
PT busca alianças para reeleição de Lula em 2026
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, confirmou que o partido já está em busca de alianças com outras siglas para apoiar a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Edinho não divulgou quais partidos estão sendo contatados, respeitando as decisões partidárias.
A declaração ocorreu após reunião com representantes de partidos de esquerda e centro-esquerda em Brasília no dia 27 de agosto de 2025. Participaram da reunião, entre outros, o PSB, PC do B, Psol, Partido Verde, Rede e Cidadania.
Segundo Edinho, o PT também continuará conversas com partidos de centro-direita para garantir apoio a Lula. Ele mencionou a situação do União Brasil, que se aliou ao Progressistas.
Edinho enfatizou a importância de fortalecer alianças regionais, sugerindo que o partido terá “muito espaço” para isso.
O Cidadania, que está em federação com o PSDB, ainda não decidiu seu apoio a Lula. O secretário-geral do partido, Regis Cavalcanti, recordou que a sigla já apoiou Lula no segundo turno de 2022.
Na reunião, foram discutidos temas como a soberania nacional, o 7 de Setembro, questões sobre tarifas e o IOF, isenção de IR para rendimentos abaixo de R$ 5.000, regulamentação das big techs e a CPMI do INSS.
O presidente do PDT, Carlos Lupi, pediu à senadora Leila Barros para comparecer à CPMI sobre fraudes no INSS. Lupi, que se demitiu do cargo ministerial em maio, afirmou que “quem fala a verdade não jura nem tem medo de errar”.
Edinho elogiou as investigações sobre descontos indevidos em aposentadorias, destacando que são um mérito do governo Lula e manifestou apoio para que se apurem os responsáveis.