PT responde a Valdemar após comparação entre Bolsonaro e Che Guevara
PT rebate comparação entre Che Guevara e Bolsonaro feita por Valdemar Costa Neto. A legenda do post do partido destaca a luta pela liberdade contra a nostalgia do autoritarismo.
PT responde comparação entre Che Guevara e Bolsonaro
O Partido dos Trabalhadores (PT) reagiu a uma afirmação de Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), que comparou Che Guevara a Jair Bolsonaro em termos de carisma.
No Instagram, o PT postou um diálogo fictício entre um apoiador de Che e um seguidor de Bolsonaro, destacando as lutas de ambos. “O meu lutou contra ditaduras”, diz um. “O meu sente saudades dela”, responde o outro.
A legenda reforça a defesa de Guevara: “De um lado, a luta pela liberdade, do outro, a nostalgia pelo autoritarismo.”
A comparação feita por Valdemar tinha o intuito de ilustrar a fidelidade dos eleitores de Bolsonaro. Em entrevista, ele afirmou que o ex-presidente se tornaria um “Che Guevara”, em referência à força do seu apoio popular.
Valdemar acrescentou que, assim como Guevara, Bolsonaro terá um legado duradouro: “Daqui 30, 40 anos, você vai ter meninos com a camiseta do Bolsonaro”.
Depois da repercussão, Valdemar se retratou no X (ex-Twitter), esclarecendo que nunca comparou os dois: “O cubano era de esquerda e deixei isso claro.” Ele destacou que comparou apenas a mitificação de Bolsonaro.