PT ressuscita fala de Lula sobre soberania e busca aproximação com PIB após taxa de Trump; veja
PT vê oportunidade em ameaças de Trump para reforçar imagem de Lula como defensor da soberania nacional. Campanha será lançada para promover o presidente e desgastar bolsonarismo diante da nova adversidade econômica.
Cúpula do PT vê oportunidade após carta de Donald Trump sobre tarifas aos produtos brasileiros. Taxa será de 50% devido à suposta perseguição a Jair Bolsonaro.
A avaliação é de que isso pode impulsionar Lula e aproximar o governo do empresariado.
As ações dos petistas não foram coordenadas até agora, mas a campanha para promover Lula e desgastar o bolsonarismo se iniciará entre quinta (10) e sexta (11).
Uma fala de Lula de 2019 será usada, onde critica brasileiros que prestam continência à bandeira americana. Ele afirmou:
- "Americano pensa em americano em primeiro lugar."
- "Quem tem que fazer por nós, somos nós."
A campanha visa apresentar Lula como defensor da soberania nacional e da economia brasileira, incluindo ações em ambientes além do virtual.
Trump mencionou a taxa devido aos "ataques do Brasil às eleições livres" e chamou o julgamento de Bolsonaro de "caça às bruxas".
Após o anúncio, Eduardo Bolsonaro comemorou a medida nas redes sociais. Grupos bolsonaristas tentam culpar Lula pelo desgaste político causado pela tarifa.
O governo já explorou as menções de Trump, e Sidônio Palmeira compartilhou peça publicitária comparando Lula e Bolsonaro em termos de impostos.
Embora haja debate dentro do PT sobre o impacto do discurso nas eleições de 2026, parte do partido acredita que a estratégia já está sendo estruturada. Outros recomendam cautela.