HOME FEEDBACK

Punição para roubo de cabos precisa ser mais rigorosa, diz senador

Senador defende punições mais severas para o furto de cabos de transmissão, enfatizando o impacto negativo na sociedade. Ele critica a ineficiência das políticas de combate ao crime e a falta de atenção das autoridades para a questão.

Líder do União Brasil no Senado, senador Efraim Filho (PB) afirmou, nesta 4ª feira (20.ago.2025), que as punições para o furto de cabos de transmissão devem ser “mais duras e rigorosas” para evitar que “o crime não compense” no Brasil.

Durante o 5º Simpósio TelComp, ele destacou que “a vítima do roubo de cabos não é a empresa, mas a sociedade”, mencionando que hospitais já tiveram serviços paralisados, resultando em vidas perdidas.

Efraim criticou as facções criminosas que lucram com a baixa punição do crime. “Está compensando mais roubar cabos do que traficar drogas”, afirmou, destacando que o crime organizado se aproveita da situação.

O senador também fez uma crítica à “falta de interesse” do governo federal em combater o crime, mencionando que a legislação atual permite que criminosos sejam liberados rapidamente.

A Lei 15.181, sancionada por Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece pena de 15 anos de prisão para o roubo de cabos de energia ou telefonia. A nova lei também prevê penas aumentadas para furtos que comprometam serviços essenciais.

A TelComp representa cerca de 60 operadoras de telecomunicações, promovendo a competição e o desenvolvimento do setor.

Leia mais em poder360