Putin aceita interromper ataques a infraestruturas energéticas da Ucrânia após conversa com Trump
Rússia e EUA firmam acordo para cessar ataques à infraestrutura energética na Ucrânia por 30 dias. A conversa entre Putin e Trump destaca a busca por um caminho diplomático para a paz e estabilidade na região.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, aceitou uma proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, para que Rússia e Ucrânia cessem os ataques à infraestrutura energética por 30 dias, após uma ligação telefônica entre os líderes nesta terça-feira (18).
A Casa Branca anunciou que “as lideranças concordaram que o caminho para a paz começará com um cessar-fogo na área de energia e infraestrutura”.
A conversa, com duração de 90 minutos, também incluiu um acordo para iniciar “imediatamente” negociações sobre um cessar-fogo marítimo no Mar Negro.
O Kremlin informou que Putin ressaltou a necessidade de uma resolução “abrangente, sustentável e de longo prazo” para o conflito na Ucrânia, considerando a segurança da Rússia.
Durante a ligação, os líderes discutiram a proposta do cessar-fogo de 30 dias, já aprovada pela Ucrânia na semana passada. O Kremlin destacou que Putin levantou “pontos importantes” sobre como monitorar a trégua.
Foi enfatizado que a condição para evitar a escalada do conflito é a cessação completa da ajuda militar e do fornecimento de inteligência a Kiev.
Trump e Putin também concordaram que um futuro com um relacionamento bilateral melhorado entre os EUA e a Rússia tem “enorme potencial”, com acordos econômicos gigantescos e estabilidade geopolítica.
Esta foi a segunda conversa entre os líderes desde que Trump retornou à Casa Branca em janeiro, com a primeira ocorrendo em fevereiro.