Putin, alvo de mandado de prisão do TPI, não viajará para reunião de cúpula do Brics no Brasil
Putin participa de cúpula do Brics por videoconferência devido a mandado de prisão do TPI. O ministro Sergey Lavrov representará a Rússia presencialmente no Brasil.
Putin não irá ao Brics: O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará da cúpula do Brics em julho no Brasil, conforme anunciado pelo Kremlin nesta quarta-feira (25).
Putin participará por videoconferência, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, estará presente no Brasil. Segundo o conselheiro diplomático russo, Yuri Ushakov, essa decisão se deve a "dificuldades no contexto dos requisitos do TPI".
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra Putin em 2023, por suspeitas de deportação ilegal de crianças ucranianas para a Rússia, acusações que Moscou nega.
O Brasil, sendo membro do TPI, teria que cumprir o mandado se Putin viajasse ao país. O Brics é um bloco que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã, Indonésia e Arábia Saudita.
A organização se firmou como um contrapeso ao G7, representando algumas das economias emergentes mais influentes do mundo nos últimos anos.
Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias