Putin diz a Trump que Rússia não recuará de objetivos na Ucrânia
Putin reafirma compromissos na Ucrânia ao falar com Trump, que demonstra frustração com a falta de progresso. Líderes também abordam tensões no Irã e acordos de troca de prisioneiros entre Rússia e Ucrânia.
Putin reafirma objetivos na Ucrânia em conversa com Trump
Na 5ª feira (3.jul.2025), o presidente russo, Vladimir Putin, declarou ao presidente dos EUA, Donald Trump, que a Rússia não abandonará seus objetivos iniciais na Ucrânia, apesar de buscar uma solução para o conflito.
A conversa foi realizada por telefonema, onde Trump sugeriu encerrar rapidamente o conflito, mas Putin recusou. Segundo o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, Putin se mostrou firme quanto à eliminação das causas do conflito.
Após a ligação, Trump expressou estar “muito decepcionado” com a posição de Putin, afirmando que não vê vontade do líder russo em parar a guerra. Ele planeja conversar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na manhã da 6ª feira (4.jul).
A conversa também abordou tensões no Irã e no Oriente Médio, com ênfase na resolução de disputas por meios políticos e diplomáticos. Putin mencionou acordos recentes de troca de prisioneiros entre Rússia e Ucrânia, implementados em junho, e indicou a disposição de Moscou para novas negociações com Kiev, sem definir datas.