Putin diz que a “globalização liberal” está em declínio
Putin critica a globalização liberal e propõe novas estratégias econômicas entre os países do Brics. Durante a cúpula, ele destacou a importância de moedas nacionais e a criação de uma plataforma de investimentos conjunta.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou neste domingo (6.jul.2025) que o modelo de globalização liberal “está se esgotando” e que o futuro da economia mundial pertence aos mercados emergentes.
No discurso por videoconferência durante a 1ª cúpula dos chefes de Estado do Brics, no Rio, Putin propôs a ampliação do uso de moedas nacionais no comércio entre os membros do grupo e a criação de uma plataforma de investimentos conjunta.
Ele não compareceu presencialmente devido a um mandado de prisão expedido pelo TPI, que o acusa de crimes de guerra na Ucrânia, acusações que Moscou considera infundadas.
Putin destacou que a ordem internacional unipolar está em declínio e a atividade econômica está se deslocando para mercados em desenvolvimento:
- “Tudo indica que o modelo de globalização liberal está se esgotando.”
- Sugeriu um sistema independente de compensação financeira para transações mais rápidas e seguras.
Segundo ele, 90% das transações da Rússia com países do Brics já são realizadas em moedas nacionais, como o rublo.
Ele também agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela condução da cúpula e reafirmou o compromisso da Rússia com uma cooperação igualitária e multipolar.
Leia mais sobre a Cúpula do Brics no Rio e assista ao vídeo sobre o que é o Brics.