Putin diz temer possibilidade de uma terceira guerra mundial e pede busca por soluções pacíficas
Putin expressa preocupação com o aumento do potencial de conflito global e reafirma a necessidade de soluções diplomáticas. O presidente também comenta sobre a situação na Ucrânia, destacando a busca por reconhecimento da realidade no campo de batalha.
Vladimir Putin expressou preocupações sobre a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial em evento econômico em São Petersburgo.
O líder russo advertiu que existe um grande potencial de conflito que está crescendo e que isso demanda atenção urgente e a busca de soluções, preferencialmente pacíficas.
Putin mencionou vários conflitos:
- w guerra na Ucrânia,
- conflito entre Israel e Irã,
- preocupações com instalações nucleares no Irã.
Ele reiterou que a Rússia não busca a rendição da Ucrânia, mas deseja o reconhecimento da realidade do campo de batalha. Em relação à Ucrânia, afirmou que russos e ucranianos são um só povo.
Putin destacou que a Rússia está em contato com Israel e Irã, buscando uma solução diplomática para o conflito na região.
Sobre o uso de uma bomba suja pela Ucrânia, Putin alertou que isso traria consequências catastróficas, mas não viu evidências de tal plano.
Finalmente, em relação à economia russa, Putin afirmou que rumores sobre sua morte foram exagerados e destacou um crescimento do PIB de 4,1% no último ano, enfatizando que a economia não deve entrar em recessão.