HOME FEEDBACK

Putin e Kim Jong-un conversam sobre encontro com Trump

Putin elogia apoio militar da Coreia do Norte na guerra da Ucrânia em conversa com Kim Jong-un. O telefonema ocorreu antes da cúpula no Alasca entre Putin e Donald Trump, onde Zelensky defenderá a soberania ucraniana.

Putin e Kim Jong-un conversaram na 3ª feira (12.ago.2025) sobre a reunião prevista entre Putin e o presidente dos EUA, Donald Trump, no Alasca, em 6ª feira (15.ago).

A KCNA, agência estatal norte-coreana, confirmou a ligação, mas não mencionou a cúpula com Trump.

Durante o telefonema, Putin agradeceu a ajuda militar da Coreia do Norte na guerra na Ucrânia, elogiando o heroísmo do Exército Popular Coreano.

Inteligência sul-coreana indica que mais de 10.000 soldados norte-coreanos foram enviados para apoiar as operações russas.

Antes do encontro no Alasca, o presidente Volodymyr Zelensky participará de conversas com líderes europeus e Trump.

Quase todos os países da UE assinaram uma declaração pedindo que qualquer “solução” proteja os interesses de segurança da Ucrânia e da Europa.

A Casa Branca classificou a cúpula como um “exercício de escuta” para Trump, buscando um entendimento melhor para encerrar a guerra.

Zelensky rejeitou propostas de céder território em troca de um cessar-fogo, afirmando que Putin “não quer uma Ucrânia soberana”. Ele estabeleceu condições: cessar-fogo nas linhas de frente e devolução de prisioneiros.

Na visão de Zelensky, o encontro entre Putin e Trump é uma “vitória pessoal” para Putin, saindo do isolamento ao se reunir no território dos EUA.

Zelensky também relatou que as forças russas estão sofrendo altas baixas, com cerca de 1.000 soldados perdidos diariamente.

Leia mais em poder360