Putin e Xi reforçam apoio e combate a 'bullying' internacional durante reunião
Xi Jinping e Vladimir Putin reforçam laços bilaterais e criticam influência ocidental em reunião em Moscou. Colaboração entre China e Rússia visa uma nova ordem mundial menos dependente dos Estados Unidos.
Encontro entre Xi Jinping e Vladimir Putin destaca apoio mútuo e combate ao “bullying” internacional.
O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu com o líder da Rússia, Vladimir Putin, para fortalecer laços em um momento de tensões com o Ocidente.
Xi declarou que os dois países devem ser “amigos de aço”, promovendo a ideia de uma nova ordem mundial fora do controle dos Estados Unidos.
O presidente chinês considerou o relacionamento entre Pequim e Moscou “confiante, estável e resiliente”, disposto a enfrentar o “antiglobalização” e o “bullying de poder”.
Putin ressaltou que as relações são autossustentáveis e que as moedas nacionais terão maior participação nos acordos comerciais bilaterais.
Xi esteve na Rússia para as comemorações do 80º Dia da Vitória, relembrando a colaboração dos países na Segunda Guerra Mundial.
O líder chinês ficará em Moscou por quatro dias, durante os quais novos acordos de cooperação são esperados, incluindo um já assinado nesta quarta-feira (7), para aprofundar a parceria estratégica.