Putin elogia esforços 'sinceros' de governo dos EUA para acabar com guerra na Ucrânia
Putin destaca compromisso dos EUA em buscar paz na Ucrânia antes da cúpula com Trump. O encontro, agendado para esta sexta-feira, será decisivo para discutir um possível acordo e temas controversos, como a troca de territórios.
Vladimir Putin elogiou os esforços "sinceros" dos Estados Unidos para encerrar o conflito na Ucrânia. A declaração ocorreu às vésperas de uma reunião com Donald Trump.
Putin afirmou que o governo americano está fazendo esforços vigorosos para alcançar um acordo que beneficie todas as partes. A reunião entre Trump e Putin está agendada para sexta-feira, 15, no Alasca.
Trump chamou o encontro de “a tão esperada reunião”, com foco em um possível acordo para acabar com as hostilidades na Ucrânia, incluindo uma proposta de troca territorial.
Este será o primeiro encontro entre os líderes desde a reunião de Joe Biden e Putin em Genebra, 2021. O conselheiro diplomático do Kremlin, Yuri Ushakov, confirmou que um “acordo de princípio” foi alcançado e que as equipes estão trabalhando nos detalhes.