Putin elogia tropas norte-coreanas em carta a Kim Jong Un
Putin exalta bravura das tropas norte-coreanas enviadas à Ucrânia e destaca laços históricos entre os países. A colaboração militar, reforçada por um pacto de defesa, tem se intensificado desde a participação dos soldados na batalha pela região de Kursk.
Putin elogia tropas norte-coreanas
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou as tropas da Coreia do Norte como “heroicas” em uma carta ao líder Kim Jong Un, divulgada pela imprensa estatal norte-coreana. A mensagem foi enviada por ocasião do aniversário da libertação da Coreia do domínio japonês.
Putin ressaltou a importância da amizade entre as duas nações, afirmando: “Os laços de amizade militante, boa vontade e ajuda mútua... continuam sólidos e confiáveis até hoje”.
A carta destacou a participação heroica dos soldados da Coreia do Norte na libertação da região de Kursk dos ucranianos. “O povo russo conservará para sempre a memória de sua coragem e sacrifício”, completou.
Nos últimos anos, a Rússia e a Coreia do Norte fortaleceram seus laços, assinando um pacto de defesa mútua em 2024, durante a visita de Putin a Pyongyang.
A Coreia do Norte confirmou a presença de tropas na Ucrânia desde abril de 2024, enviando mais de 10.000 militares, além de armamentos. Estima-se que quase 600 soldados norte-coreanos tenham morrido e milhares ficaram feridos na guerra.
Com informações da AFP