HOME FEEDBACK

Putin envia carta a Kim Jong Un e elogia participação da Coreia do Norte na guerra contra a Ucrânia

Putin reconhece a participação das tropas norte-coreanas na guerra na Ucrânia e destaca a história de cooperação entre os dois países. A mensagem ressalta os laços de amizade militarestabelecidos desde a Segunda Guerra Mundial.

Vladimir Putin elogiou tropas da Coreia do Norte em carta ao líder Kim Jong Un, considerando-as "heroicas". A informação foi divulgada pela imprensa estatal norte-coreana.

Na mensagem pelo aniversário da libertação da Coreia do domínio japonês, Putin recordou a luta conjunta do Exército Vermelho soviético e das forças norte-coreanas para encerrar a ocupação colonial.

Ele afirmou: "Os laços de amizade militante, boa vontade e ajuda mútua que se consolidaram nos dias da guerra continuam sólidos e confiáveis até hoje".

Putin destacou a participação dos soldados norte-coreanos na libertação da região de Kursk na Ucrânia e afirmou que "o povo russo conservará para sempre a memória de sua coragem e sacrifício".

Aliança Militar: Rússia e Coreia do Norte fortaleceram vínculos, assinando um pacto de defesa mútua em 2024 durante visita de Putin a Pyongyang.

Em abril, a Coreia do Norte confirmou o envio de um contingente de mais de 10 mil soldados para a Ucrânia, junto às tropas russas, incluindo projéteis, mísseis e sistemas de foguetes.

Estimativas apontam que quase 600 soldados norte-coreanos morreram e milhares ficaram feridos no conflito.

Leia mais em exame