HOME FEEDBACK

Putin não irá à Turquia conversar com Zelensky, diz Kremlin

Putin faltará ao encontro com Zelensky, que condicionou sua participação à presença do presidente russo. A reunião entre as delegações dos dois países segue agendada para esta quinta-feira, mas o envolvimento de Zelensky permanece incerto.

Vladimir Putin não viajará à Turquia para discutir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o fim da guerra na Europa. A lista da delegação russa, divulgada pelo Kremlin em 14 de maio de 2025, não inclui o nome de Putin.

Zelensky confirmou presença na reunião, mas condicionou sua participação à presença de Putin. O encontro, sugerido pela Rússia, está marcado para a quinta-feira (15 de maio).

Um assessor de Zelensky afirmou que ele não se reunirá com representantes que não sejam Putin, deixando a participação do ucraniano em dúvida.

Na delegação russa, estarão presentes:

  • Vladimir Medinsky (assessor da Presidência e negociador em 2022)
  • Alexander Fomin (vice-ministro da Defesa)
  • Mikhail Galuzin (vice-ministro das Relações Exteriores)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também contatou Putin, pedindo sua participação presencial na reunião com Zelensky. Lula deseja se posicionar como um mediador da paz mundial, mas ainda não obteve avanços nas tentativas de encerrar o conflito na Europa, que começou em 2022 com a invasão russa na Ucrânia.

Leia mais em poder360