Putin quer suspensão total de envio de armas à Ucrânia em trégua proposta por Trump
Putin condiciona o cessar-fogo à suspensão das entregas de armas à Ucrânia. A Rússia exige garantias para evitar a reaprovação militar durante a trégua proposta por Trump.
Putin exige suspensão de armas à Ucrânia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, condiciona a adesão ao cessar-fogo proposto por Donald Trump à suspensão de todas as entregas de armas à Ucrânia.
Os dois líderes se preparam para uma ligação nesta terça-feira (18) para discutir o fim da guerra. Putin estabeleceu a interrupção do fornecimento de armas como um pré-requisito, segundo fontes em Moscou e um alto funcionário europeu.
A ligação tem como objetivo central uma trégua de 30 dias, a qual a Ucrânia já está disposta a aceitar. No entanto, a Rússia deseja a suspensão total das entregas de armas como condição para o acordo, enquanto o mínimo seria a interrupção da ajuda militar dos EUA.
A Europa é relutante em aceitar a exigência russa, temendo que isso permita à Rússia se rearmar enquanto a Ucrânia permaneceria sem recursos para fazer o mesmo.
Na semana passada, Putin manifestou apoio à proposta dos EUA, mas impôs várias condições para a interrupção da invasão que já dura três anos.
A trégua é vista como um passo inicial para um acordo de paz abrangente e faz parte da tentativa de Trump de encerrar o maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.