Putin relata a Lula como foi conversa com Trump, diz governo
Lula e Putin discutem reunião com Trump e reafirmam apoio a solução pacífica na Ucrânia. Telefone foi a mais recente das conversas internacionais do presidente brasileiro após aumento de tarifas pelos EUA.
Lula da Silva conversou com Vladimir Putin nesta 2ª feira (18.ago.2025) por telefone. A ligação durou cerca de 30 minutos.
Putin compartilhou detalhes sobre sua reunião com Donald Trump no Alasca em 15 de agosto, que foi considerada positiva.
A troca de ligações segue os contatos de Lula após a alta de 50% nas tarifas dos EUA ao Brasil, anunciada por Trump após a cúpula do Brics em julho.
Na conversa, Lula reafirmou o apoio do Brasil por uma solução pacífica para a guerra na Ucrânia e desejou sucessos nas negociações entre Rússia e Ucrânia.
A reunião entre Putin e Trump não resultou em acordos, mas Trump a classificou como “muito produtiva” e sugeriu novos encontros, possivelmente em Moscou.
Trump destacou a importância de um relacionamento comercial entre EUA e Rússia e mencionou a possibilidade de futuros encontros.
A íntegra da nota do Planalto reafirma o envolvimento do Brasil no Grupo de Amigos da Paz e a disponibilidade para negociações pacíficas.