HOME FEEDBACK

Putin se reúne com Dilma para discutir “desafios” no Brics

Putin e Dilma Rousseff discutem alternativas ao dólar e euro em encontro do Brics. O foco é a criação de um sistema de transações em moedas locais entre os países membros para fortalecer a autonomia econômica do grupo.

Encontro entre Putin e Dilma Rousseff

Na quarta-feira, 18 de junho de 2025, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual chefe do Banco dos Brics.

O foco da reunião foi discutir os “desafios” do grupo Brics, a economia dos países integrantes e formas de reduzir a dependência de moedas dominantes como dólar e euro.

Putin destacou que a criação e expansão de transações diretas usando moedas nacionais é uma questão que “exige atenção”. Dilma acrescentou que existem mecanismos para a tokenização de liquidações mútuas.

A ideia de um sistema único de transações já foi debatida em reuniões anteriores. No entanto, após ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de taxar o Brics em 100% se fosse criada uma moeda única, o grupo mudou seu foco para o uso de moedas locais.

O Brics atualmente estuda uma plataforma digital para facilitar as conversões de moeda entre os países membros, com base nos “tokens” mencionados por Dilma.

Além disso, Putin parabenizou Dilma por sua reeleição como chefe do banco, ao que Dilma respondeu que se dedicará a cumprir suas funções da melhor forma possível.

Leia mais em poder360