Putin se reunirá com presidente iraniano para discutir programa nuclear de Teerã
Putin e Pezeshkian se reunirão na China para discutir o programa nuclear do Irã sob pressão das potências europeias. Moscovo defende Teerã e critica a reimposição de sanções, alertando para possíveis consequências sérias.
Presidente russo, Vladimir Putin, se reunirá na China com o mandatário do Irã, Massoud Pezeshkian, na segunda-feira (1º) para discutir o programa nuclear iraniano.
Teerã enfrenta pressão da Europa para cumprir obrigações nucleares internacionais, com França, Reino Unido e Alemanha ativando mecanismo para retomar sanções, alegando descumprimento do acordo de 2015.
A Rússia manifestou apoio ao Irã, alertando que a reimposição de sanções traria “consequências irreparáveis”. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia criticou os europeus por minarem esforços diplomáticos.
Putin se reunirá com Pezeshkian durante a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai em Tianjin.
A Rússia, como membro do Conselho de Segurança da ONU, é signatária do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) de 2015, que aliviou sanções em troca de restrições ao programa nuclear do Irã.
Os três países europeus notificaram o Conselho de Segurança da ONU sobre o descumprimento do Irã, ativando o mecanismo “snapback”, que permite a reimposição de sanções em 30 dias.
O Irã prometeu responder “adequadamente” a essa medida, que ameaça os esforços diplomáticos por uma solução pacífica.
Teerã e Moscou fortaleceram relações políticas, militares e econômicas na última década, especialmente após a ofensiva russa na Ucrânia.
Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert