HOME FEEDBACK

'Putin vai morrer em breve', diz Zelensky a jornalistas após encontro com Macron

Zelensky sugere que problemas de saúde de Putin podem levar ao seu fim, enquanto reafirma a necessidade de um cessar-fogo na guerra. O presidente ucraniano também critica as exigências da Rússia para o fornecimento de armas como pré-condição para a paz.

Durante viagem à França, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que Vladimir Putin "morrerá em breve".

A declaração foi feita à France TV após um encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris. Zelensky comentou que Putin estaria enfrentando problemas de saúde, incluindo derrames, câncer e Parkinson.

Ele também mencionou um incidente em 2022, quando Putin apareceu curvado na cadeira durante uma reunião.

Em Helsinque, Zelensky acredita que o fim do conflito pode ocorrer ainda este ano, mas rejeitou termos russos que exigiram o término do fornecimento de armas a Kiev para um cessar-fogo.

No início da semana, Rússia e Ucrânia concordaram em cessar os combates no Mar Negro e discutir a interrupção dos ataques às instalações de energia, segundo a Casa Branca.

Contudo, as partes voltaram a se acusar de falta de compromisso no processo de paz, enquanto novos ataques resultaram em mortos dos dois lados da fronteira.

Desde que assumiu o cargo, Trump busca uma resolução para a guerra, e Zelensky apoiou uma proposta de cessar-fogo incondicional, mas foi recusado pelo Kremlin.

Leia mais em exame