Qatar fecha espaço aéreo com ataques do Irã à base dos EUA no país
Fechamento do espaço aéreo do Qatar ocorre em meio a tensões entre Irã e EUA; Qatar Airways suspende voos temporariamente. Passageiros no aeroporto de Doha enfrentam incertezas e longas esperas devido à falta de informações.
Governo do Qatar fechou temporariamente seu espaço aéreo nesta segunda-feira (23.jun.2025) após ameaças do Irã de retaliar os EUA por ataques a instalações nucleares iranianas.
A decisão foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores do Qatar, ocorrendo após alertas emitidos pelas embaixadas dos EUA e do Reino Unido para que cidadãos buscassem abrigo.
A situação impacta a Base Aérea de Al Udeid, a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, que abriga cerca de 10.000 militares.
A Qatar Airways confirmou a suspensão temporária de seus voos, informando que está “trabalhando em colaboração com as autoridades” para apoiar os passageiros afetados e que as operações serão retomadas assim que o espaço aéreo for reaberto.
De acordo com o Flight Radar, 126 voos da Qatar Airways estavam programados para o dia, incluindo um que saiu de Doha para São Paulo.
O cientista político Paulo Rossi, retido no aeroporto de Doha durante conexão para a Tailândia, relatou que seu voo foi cancelado sem aviso prévio. Ele mencionou a lotação do aeroporto e problemas de internet, e que as autoridades haviam pedido aos passageiros para “aguardar até segunda ordem”.
Rossi espera retornar ao Brasil “normalmente” e fez um apelo pela paz, enfatizando a importância da diplomacia entre os países envolvidos.