Quadrilha do INSS foi criada no governo Bolsonaro, diz Lula
Lula afirma que seu governo está comprometido em esclarecer as fraudes que causaram prejuízos ao INSS e promete ressarcimento às vítimas. Ele atribui a origem do problema ao governo anterior e defende a importância de uma investigação cuidadosa.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que seu governo está comprometido em investigar as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que causaram prejuízos superiores a R$ 6,3 bilhões a aposentados e pensionistas.
Em entrevista antes de embarcar para a China, Lula garantiu que os lesados serão ressarcidos e atribuiu a origem do problema ao governo anterior, de Jair Bolsonaro.
O presidente disse: "Nós resolvemos desmontar uma quadrilha que foi criada em 2019." Lula afirmou que entidades envolvidas serão responsabilizadas e seus bens congelados para pagar as vítimas.
Sobre as críticas de atraso nas investigações, Lula minimizou os comentários de Rui Costa, ministro da Casa Civil, e enfatizou que a apuração foi realizada “sem alarde”.
Segundo ele, tanto a Controladoria-geral da União (CGU) quanto a Polícia Federal estão trabalhando na investigação e que um “show de pirotecnia” teria atrapalhado o progresso.
Lula não especificou um prazo para os ressarcimentos, lembrando que o valor desviado é "um assalto aos aposentados" e que “os prejudicados não serão eles”.