Quaest: Brasileiros que acham que Lula não deveria disputar 2026 cresce e vai a 62%
Pesquisa revela que rejeição à reeleição de Lula cresce para 62% entre os brasileiros. Desaprovação do governo e preocupações com a economia também marcam os novos dados.
Pesquisa do Instituto Genial/Quaest revela que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve se candidatar à reeleição em 2026. Apenas 35% apoiam sua candidatura e 3% não souberam ou não quiseram responder.
O índice de rejeição à reeleição de Lula subiu dez pontos porcentuais desde dezembro, quando 52% discordavam da ideia. A pesquisa consultou 2.004 eleitores de 120 municípios entre 27 e 31 de março, com margem de erro de dois pontos porcentuais e 95% de confiabilidade.
A aprovação de Lula também caiu, com 56% dos brasileiros considerando que o Brasil está indo na direção errada sob sua gestão. O número de entrevistados que avaliam a economia como piorou subiu de 39% para 56%.
Além disso, 53% dos respondentes afirmam que está mais difícil conseguir emprego hoje em comparação a um ano atrás, um aumento de oito pontos porcentuais.
No cenário eleitoral, Lula está à frente de potenciais candidatos da direita em segundos turnos. Contra Jair Bolsonaro (PL), embora seja tecnicamente empatado, mantém a liderança dentro da margem de erro.
Por fim, 44% dos eleitores têm medo do retorno de Bolsonaro, enquanto 41% expressam receio de um novo mandato de Lula.