HOME FEEDBACK

Quaest: Percentual de quem acha que Lula não deveria disputar 2026 cresce e vai a 62%

Pesquisa revela que a desaprovação ao governo Lula cresceu e 62% dos brasileiros não querem sua reeleição em 2026. A sondagem também mostra um aumento no pessimismo sobre a economia e a situação do emprego no país.

Pesquisa Genial/Quaest revela que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve candidatar-se à reeleição em 2026. Apenas 35% apoiam sua candidatura e 3% não souberam ou não quiseram responder.

Este índice cresceu 10 pontos desde dezembro, quando 52% dos entrevistados eram contra sua reeleição.

A pesquisa foi realizada entre 27 e 31 de março com 2.004 eleitores de 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%.

Além disso, uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostra que a aprovação de Lula caiu, com 56% dos brasileiros acreditando que o país está indo na direção errada. A avaliação negativa da economia aumentou de 39% para 56%.

Outro dado importante: 53% dos entrevistados afirmam que está mais difícil conseguir emprego hoje do que há um ano.

Com relação à disputa eleitoral, a Genial/Quaest informou que Lula lidera nas pesquisas contra potenciais candidatos da direita. Contra Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, Lula está em vantagem, mas empatado no limite da margem de erro.

Por fim, a pesquisa mostra que 44% dos eleitores têm medo do retorno de Bolsonaro, enquanto 41% temem um quarto mandato de Lula.

Leia mais em infomoney